domingo, 30 de março de 2014

Proposta de Intervenção :Identificação de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na EE Cel Joaquim Salles – Rio Claro – SP.


Proposta de Intervenção -  CRISTIANE MURBACH PINHATI ABA
1.           Título :
Identificação de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na EE Cel Joaquim Salles – Rio Claro – SP.
2.           O objetivo da proposta.
a) Identificar na  Escola Cel Joaquim Salles  alunos com de altas habilidades/superdotação através de metodologia utilizada pelo CEDET[1]·, que foi aplicada no ano de 2011 nas Escolas Estaduais da Diretoria de Limeira.
b) Auxiliar os professores da escola à identificar e descrever as principais características dos alunos AH/SD.
c) Após a identificação dos alunos informar a Diretoria de Ensino de Limeira , e solicitar cursos de formação para os professores e se necessário for atendimento especializado em sala de recursos para os alunos.
3.           Quem serão os participantes.
Serão participantes todos os professores da EE Cel Joaquim Salles , o Coordenador Pedagógico  e os alunos.
4.           O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.
Para a coleta de dados o Coordenador Pedagógico usará nas ATPC´s o material recebida do CEDET e irá  propor ao grupo de professores que, durante quinze dias, cada professor coordenador de sala observe  e anote as características observadas nos alunos no instrumental (ANEXO 1) previamente fornecido a cada um dos professores.

 Após o levantamento das informações será feita a classificação dos domínios de capacidade dos alunos (Anexo 2) e depois serão enviados para a responsável na Diretoria de Ensino.

Para a observação dos professores o material do CEDET elenca uma série de características que o professor deve considerar durante o processo de observação e preenchimento dos Anexos 1 e 2 o coordenador irá fornecer também a lista abaixo para que os professores considerem durante o preenchimento dos anexos 1 e 2:

·                    Mais levados, engraçados, “arteiros”.

·                    Entediados, desinteressados, sem serem atrasados. Sinais de produção superior: acima do nível apresentado pelo grupo comparável em idade e desenvolvimento.
·                    Interesses: posições que a criança aprecia, busca, procura e persiste em se envolver, e na qual se mantém ocupada por longos períodos de tempo.

·                    Rejeições e fugas: situações que a criança evita, foge ou rejeita, às vezes para se ocupar daquilo que lhes interessa (evitar fazer esporte para ler).

·                    Postura e posicionamento pessoal: qualidade diferenciada em ações, reações, idéias, palavras, ou atitudes, nas diversas situações da vida escolar.

·                    Não é raro o aluno entediado e desinteressado na sala de aula ser uma criança com criatividade ou vivacidade mental, reagindo contra a pesada rotina e o tédio escolar.

·                    Alunos solitários, que trabalham sozinhos, podem ter maior capacidade de pensamento abstrato, organização e concentração do que no grupo.

Mas para que a identificação ocorra é necessária a participação efetiva dos docentes que atuam junto a estes alunos, sendo no momento da sua identificação, e também na elaboração de atividades de enriquecimento em sala de aula que proporcionem o desenvolvimento dos “talentos” destes alunos. Desta forma os professores necessitam também de formação e informações adequadas para que possam desenvolver com tranquilidade o seu trabalho.
5.           Quais resultados esperados.
Os dados que a Organização Mundial da Saúde (UNESCO, 2002) estima que os AD/SD concentrem-se em uma faixa de 3,5 a 5% da população geral, claro que estes dados consideram apenas as avaliações QI, que não são instrumentos considerados conclusivos para avaliar todos os tipos de habilidades. Além disso, propõe-se em oferecer acompanhamento aos professores, pais e a comunidade escolar em geral, colaborando assim para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando principalmente o cumprimento da legislação brasileira vigente e o princípio da igualdade de oportunidades para todos.

Cabe ressaltar ainda que a questão que envolve o tema das AH/SD é raramente discutida nas universidades, o que provoca uma lacuna na formação dos professores.  A grande maioria dos professores licenciados sai de seus cursos sem terem a oportunidade de conhecer esta área.

A falta de uma conceituação para os alunos AH/SD pelo professor é um fator limitador para um aluno ter o seu potencial desenvolvido ou de ser indicado para algum programa especial, uma vez que parte do professor a primeira indicação. O foco para que se introduza nas escolas um programa especial deve estar centrado na capacitação do professor, para que ele fosse o desencadeador deste processo na escola. É de suma importância que as escolas entendam a concepção de AH/SD e consigam identificar o aluno superdotado.

E para que isso ocorra é necessário que as Secretarias Federais, Estaduais e Municipais delimitem claramente medidas e instrumentos para que professores e outros profissionais possam utilizar para identificar o aluno superdotado, e definir que programas de enriquecimento ou programas especiais que serão adotados para o desenvolvimento desse aluno. Enfim, fica claro a necessidade de instruir, treinar, aperfeiçoar, orientar, e dar suporte ao professor que vai ser a mola mestra desse processo. A medida que melhoramos a qualidade da educação para aos alunos AH/SD, beneficiamos todo o grupo onde estes alunos estão inseridos, proporcionando assim uma escola melhor para alunos e professores.
6. Bibliografia

Alencar, E. M. L. S. & Fleith, D. S. (2001). Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: E.P.U.

            GUENTHER, Z. C. Capacidade e talento: um programa para a escola. São Paulo: E.P.U., 2006.

INEP. (2011). Censo escolar. Brasília: MEC/INEP/SEEC. Disponível em http://www.inep.gov.br/censo/escolar.htm

VIRGOLIM, A. M. R. A criança superdotada em nosso meio: aceitando suas diferenças e estimulando seu potencial. Revista Semanário da Escola de Pais, v. 7. maio, p. 17-21, 2002.

Aba,C.M.P  Identificação de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Diretoria de Ensino da Região de Limeira. . São Paulo: REDEFOR /USP, 2012.  25 páginas.                               
ANEXOS

 

ANEXO 1

INSTRUMENTAL PARA USO DO PROFESSOR.

EE CEL. JOAQUIM SALLES DATA     /      /

PROF____________________________________________ANO______

Folha para coleta de dados de observação em sala de aula (Modelo-CEDET)

- Indique em cada item, os dois alunos de sua turma que, na sua opinião, apresentam as seguintes características:

1.           São os melhores em linguagem, comunicação e expressão.

2.           Os melhores em matemática e ciências.

3.           Os melhores nas áreas de arte e educação artística.

4.           Os melhores em atividades extracurriculares.

5.           Os mais verbais, falantes e conversadores.

6.           Mais curiosos, interessados, perguntadores.

7.           Mais participantes e presentes em tudo, dentro e fora da sala de aula.

8.           Mais críticos com os outros e consigo próprios.

9.           Melhor memória aprendem e fixam com facilidade.

10.        Mais persistentes, compromissados, terminam o que começam.

11.        Independentes, iniciam e fazem os trabalhos sozinhos.

12.        Entediados, desinteressados, mas não necessariamente atrasados.

13.        Mais originais e criativos.

14.        Sensíveis e bondosos para com os colegas.

15.        Mais preocupados com o bem estar dos outros.

16.        Mais seguros e confiantes em si.

17.        Mais ativos, perspicazes, observadores.

18.        Mais capazes de pensar e tirar conclusões.

19.        Mais simpáticos e queridos pelos colegas.

20.        Mais levados, engraçados, “arteiros”.

21.        Que você considera mais inteligente. 

22.        Com melhor desempenho em esportes             e exercícios físicos

23.        Que sobressaem em habilidades manuais e motoras

24.        Que produzem respostas inesperadas e pertinentes

25.        Capazes de liderar e passar energia própria para animar o grupo.
Outros dados e informações:

¢    Existe nesta turma alguma criança/adolescente com outros talentos especiais?    

     Quem?

¢    Como se manifesta o seu talento?

(Anexar material que julgar pertinente.).

¢    Comentários e observações que deseje fazer sobre seus alunos.
ANEXO 2

Planilha de classificação dos domínios dos alunos.

Planilha de Indicação de Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação -2012
Capacidade e inteligência geral
Talento Verbal
Talento Científico-Matemático
Domínio da Criatividade
Domínio da Capacidade Socioafetiva
Domínio das habilidades sensório-motoras
Observações
Cedet: Identificação
Escola:              Telefone: 
E-mail:
Responsável pelo preenchimento:
Ano
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OBS: Fazer um X na coluna correspondente às características mantidas pelos alunos.

 

Um comentário:

  1. ADOREI SUA PROPOSTA BEM PRÁTICA E RELACIONADA AO NOSSO TEMA.
    LIMEIRA?, VIVI POR 18 ANOS NESTA TENHO IRMÃO E PARENTES
    ABRAÇOS
    DAISY

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