Proposta
de Intervenção - CRISTIANE MURBACH
PINHATI ABA
1.
Título :Identificação de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na EE Cel Joaquim Salles – Rio Claro – SP.
2. O objetivo da proposta.
a) Identificar na Escola Cel Joaquim Salles alunos com de altas habilidades/superdotação através de metodologia utilizada pelo CEDET[1]·, que foi aplicada no ano de 2011 nas Escolas Estaduais da Diretoria de Limeira.
b) Auxiliar os professores da escola à identificar e descrever as principais características dos alunos AH/SD.
c) Após a identificação dos alunos informar a Diretoria de Ensino de Limeira , e solicitar cursos de formação para os professores e se necessário for atendimento especializado em sala de recursos para os alunos.
3. Quem serão os participantes.
Serão participantes todos os professores da EE Cel Joaquim Salles , o Coordenador Pedagógico e os alunos.
4. O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.
Para a coleta de dados o Coordenador Pedagógico usará nas ATPC´s o material recebida do CEDET e irá propor ao grupo de professores que, durante quinze dias, cada professor coordenador de sala observe e anote as características observadas nos alunos no instrumental (ANEXO 1) previamente fornecido a cada um dos professores.
Após o levantamento das informações será feita a classificação dos domínios de
capacidade dos alunos (Anexo 2) e depois serão enviados para a
responsável na Diretoria de Ensino.
Para
a observação dos professores o material do CEDET elenca uma série de
características que o professor deve considerar durante o processo de
observação e preenchimento dos Anexos 1 e 2 o coordenador irá fornecer
também a lista abaixo para que os professores considerem durante o
preenchimento dos anexos 1 e 2:
·
Mais levados, engraçados, “arteiros”.
·
Entediados, desinteressados, sem serem atrasados.
Sinais de produção superior: acima do nível apresentado pelo grupo comparável
em idade e desenvolvimento.
·
Interesses: posições que a criança aprecia,
busca, procura e persiste em se envolver, e na qual se mantém ocupada por
longos períodos de tempo.
·
Rejeições e fugas: situações que a criança
evita, foge ou rejeita, às vezes para se ocupar daquilo que lhes interessa
(evitar fazer esporte para ler).
·
Postura e posicionamento pessoal: qualidade
diferenciada em ações, reações, idéias, palavras, ou atitudes, nas diversas
situações da vida escolar.
·
Não é raro o aluno entediado e desinteressado
na sala de aula ser uma criança com criatividade ou vivacidade mental, reagindo
contra a pesada rotina e o tédio escolar.
·
Alunos solitários, que trabalham sozinhos,
podem ter maior capacidade de pensamento abstrato, organização e concentração
do que no grupo.
Mas
para que a identificação ocorra é necessária a participação efetiva dos
docentes que atuam junto a estes alunos, sendo no momento da sua identificação,
e também na elaboração de atividades de enriquecimento em sala de aula que
proporcionem o desenvolvimento dos “talentos” destes alunos. Desta forma os
professores necessitam também de formação e informações adequadas para que
possam desenvolver com tranquilidade o seu trabalho.
5.
Quais resultados esperados. Os dados que a Organização Mundial da Saúde (UNESCO, 2002) estima que os AD/SD concentrem-se em uma faixa de 3,5 a 5% da população geral, claro que estes dados consideram apenas as avaliações QI, que não são instrumentos considerados conclusivos para avaliar todos os tipos de habilidades. Além disso, propõe-se em oferecer acompanhamento aos professores, pais e a comunidade escolar em geral, colaborando assim para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando principalmente o cumprimento da legislação brasileira vigente e o princípio da igualdade de oportunidades para todos.
Cabe ressaltar
ainda que a questão que envolve o tema das AH/SD é raramente discutida nas universidades,
o que provoca uma lacuna na formação dos professores. A grande maioria dos professores licenciados sai
de seus cursos sem terem a oportunidade de conhecer esta área.
A falta de uma conceituação
para os alunos AH/SD pelo professor é um fator limitador para um aluno ter o
seu potencial desenvolvido ou de ser indicado para algum programa especial, uma
vez que parte do professor a primeira indicação. O foco para que se introduza
nas escolas um programa especial deve estar centrado na capacitação do
professor, para que ele fosse o desencadeador deste processo na escola. É de
suma importância que as escolas entendam a concepção de AH/SD e consigam identificar
o aluno superdotado.
E para que isso
ocorra é necessário que as Secretarias Federais, Estaduais e Municipais delimitem
claramente medidas e instrumentos para que professores e outros profissionais possam
utilizar para identificar o aluno superdotado, e definir que programas de enriquecimento
ou programas especiais que serão adotados para o desenvolvimento desse aluno. Enfim,
fica claro a necessidade de instruir, treinar, aperfeiçoar, orientar, e dar
suporte ao professor que vai ser a mola mestra desse processo. A medida que melhoramos a qualidade da educação
para aos alunos AH/SD, beneficiamos todo o grupo onde estes alunos estão
inseridos, proporcionando assim uma escola melhor para alunos e professores.
6. Bibliografia
Alencar, E. M. L. S. &
Fleith, D. S. (2001). Superdotados: determinantes, educação e ajustamento.
São Paulo: E.P.U.
GUENTHER, Z. C. Capacidade
e talento: um programa para a escola. São Paulo: E.P.U., 2006.
INEP.
(2011). Censo escolar. Brasília: MEC/INEP/SEEC. Disponível em http://www.inep.gov.br/censo/escolar.htm
VIRGOLIM, A. M. R. A criança
superdotada em nosso meio: aceitando suas diferenças e estimulando seu
potencial. Revista Semanário da Escola de Pais, v. 7. maio, p. 17-21,
2002.
Aba,C.M.P Identificação
de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Diretoria de Ensino da Região
de Limeira. . São Paulo: REDEFOR /USP, 2012. 25 páginas.
ANEXOS
ANEXO 1
INSTRUMENTAL PARA USO DO PROFESSOR.
EE
CEL. JOAQUIM SALLES DATA / /
PROF____________________________________________ANO______
Folha
para coleta de dados de observação em sala de aula (Modelo-CEDET)
-
Indique
em cada item, os dois alunos de sua turma que, na sua opinião, apresentam as
seguintes características:
1.
São os melhores em linguagem, comunicação e
expressão.
2.
Os melhores em matemática e ciências.
3.
Os melhores nas áreas de arte e educação
artística.
4.
Os melhores em atividades extracurriculares.
5.
Os mais verbais, falantes e conversadores.
6.
Mais curiosos, interessados, perguntadores.
7.
Mais participantes e presentes em tudo,
dentro e fora da sala de aula.
8.
Mais críticos com os outros e consigo
próprios.
9.
Melhor memória aprendem e fixam com
facilidade.
10.
Mais persistentes, compromissados, terminam o
que começam.
11.
Independentes, iniciam e fazem os trabalhos
sozinhos.
12.
Entediados, desinteressados, mas não
necessariamente atrasados.
13.
Mais originais e criativos.
14.
Sensíveis e bondosos para com os colegas.
15.
Mais preocupados com o bem estar dos outros.
16.
Mais seguros e confiantes em si.
17.
Mais ativos, perspicazes, observadores.
18.
Mais capazes de pensar e tirar conclusões.
19.
Mais simpáticos e queridos pelos colegas.
20.
Mais levados, engraçados, “arteiros”.
21.
Que você considera mais inteligente.
22.
Com melhor desempenho em esportes e exercícios físicos
23.
Que sobressaem em habilidades manuais e
motoras
24.
Que produzem respostas inesperadas e
pertinentes
25.
Capazes de liderar e passar energia própria
para animar o grupo.
Outros
dados e informações:
¢ Existe
nesta turma alguma criança/adolescente com outros talentos especiais?
Quem?
¢ Como
se manifesta o seu talento?
(Anexar material que julgar pertinente.).
¢ Comentários
e observações que deseje fazer sobre seus alunos.
ANEXO 2
Planilha de classificação dos domínios dos alunos.
Planilha de
Indicação de Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação -2012
|
Capacidade e
inteligência geral
|
Talento Verbal
|
Talento
Científico-Matemático
|
Domínio da
Criatividade
|
Domínio da
Capacidade Socioafetiva
|
Domínio das
habilidades sensório-motoras
|
Observações
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Cedet: Identificação
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Escola: Telefone:
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E-mail:
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Responsável pelo
preenchimento:
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Ano
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OBS: Fazer um X na coluna
correspondente às características mantidas pelos alunos.
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ADOREI SUA PROPOSTA BEM PRÁTICA E RELACIONADA AO NOSSO TEMA.
ResponderExcluirLIMEIRA?, VIVI POR 18 ANOS NESTA TENHO IRMÃO E PARENTES
ABRAÇOS
DAISY